A força das leoas
O espírito que move as vitórias da seleção brasileira de ginástica rítmica
Nos últimos anos, o Brasil vem conquistando importantes e históricos resultados na Ginástica Rítmica. Como em todos os esportes, não é incomum que as atletas enfrentem adversidades durante a preparação ou nas competições.
Lesões, pressão por resultados, erros... Em um esporte extremamente preciso, qualquer detalhe pode comprometer o desempenho.
Entre as diversas habilidades necessárias para o sucesso esportivo, destaca-se a resiliência: capacidade de enfrentar e superar experiências adversas.
Na Logoterapia, chamamos essa capacidade de força de resistência do espírito. A pessoa humana, segundo uma das definições de Viktor Frankl, é o “ser que decide”. É livre e responsável; não está determinada pelas condições que a vida lhe impõe, mas conserva sempre a liberdade de se posicionar.
No tablado, as ginastas não controlam todos os fatores: o erro pode acontecer, a nota pode ser injusta. Mas a atitude de se levantarem, de insistirem e de acreditarem permanece sempre em suas mãos. É essa liberdade interior que as torna vencedoras.
O brilho da ginástica rítmica brasileira vai além das medalhas. Ele reflete a verdade que Frankl já anunciava: o ser humano é capaz de transformar dor em vitória, limites em superação, adversidade em sentido.
As leoas nos ensinam: no esporte ou na vida, não somos definidos pelo que nos acontece, mas pela liberdade de escolher nossa resposta diante das circunstâncias.
🔍 E você, qual escolha tem feito diante das circunstâncias da vida?
🧭 Seminarium | Reflexões semanais sobre liberdade, responsabilidade e sentido, sob a ótica da Logoterapia de Viktor Frankl.
📷 Fotos: CBG